Biografia

Evilazio Feitoza – Um Homem de Vitórias

Dizem que quanto maior a luta, maior a recompensa. E quem mais poderia dizer isso com tanta propriedade do que uma pessoa que luta desde muito cedo. Quem conversa com Evilazio Feitoza não imagina que uma das maiores referências do Muay Thai nacional tenha tanta consciência social e política prática, através de longos anos no ofício de lutar por mudanças reais de vida.

O hexa campeão brasileiro de MMA de 1983 a 1987 nasceu no Interior de Sobral e cresceu na Serra Cearense de Tianguá. Sua família levava uma vida comum e sem muitas pretensões, mas o garoto lutador desde cedo aprende que quando a vida não lhe dá muitas oportunidades, o homem tem que brigar por elas para vencer! Assim, então, desceu a serra, incentivado pela família, e começou a treinar Karatê Shotokan, depois Kung-do-te, seguido de Vale-tudo (hoje MMA) e iniciar a sua carreira mundo afora.

Há mais de uma década casado com Geisa Holanda, empresária da marca Flor de Carmina, pai de 2 filhos, o aparentemente “solitário cavaleiro dos ringues”, exatamente por viver cercado de movimento, adrenalina, demandas de atenção e energia, tem como passatempo “ficar sossegado” em casa, desfrutar Fortaleza que o acolhe e ele admira e torce para que se torne ainda mais forte ou sair em pequenas viagens, religiosamente acompanhado pela esposa e amigos de extrema qualidade e importância.

O menino Evilazio desce a serra em busca de vitórias em Fortaleza, percebe um grande potencial inexplorado nos jovens e nos ringues no Estado e verdadeiramente se torna um homem de vitórias para si e para muitos de seus alunos. Seu amor ao esporte o levou de curioso a aluno, de aluno a instrutor, de instrutor a gerente de academia, de gerente a proprietário, de proprietário a descobridor e incentivador de talentos e assim se torna o Mestre que comanda uma equipe de atletas também vencedores e de notoriedade, dentro e fora de sua Academia Fighter Sport, a mais estruturada academia para lutas e condicionamento físico para homens, mulheres e crianças – técnica e fisicamente – no Norte e Nordeste do Brasil.

Intensamente focado e dedicado à sua paixão pelas artes marciais, Evilazio é considerado por alguns de seus pupilos como um verdadeiro pai. Felipe Minitouro deixou isso claro em entrevista no último BKF – Brazilian King Fighter – uma competição de MMA, após vencer uma luta. Amigo de todos, não é incomum surpreendê-lo ensinando a seus atletas bem mais do que golpes e técnicas: ensina-os a buscar forças em Deus, em seus entes queridos, e a se fortalecer também com suas derrotas dizendo: “Apanhar faz parte do aprendizado da vida. Quando você está ganhando, não pensa muito. É apenas quando você perde que muda de tática e se força a se adaptar”. Com uma filosofia simples de vida que tem funcionado desde sempre – respeitar a vida, as pessoas e ser reconhecido por um trabalho bem feito – ele esbanja saúde, faz inveja a muita gente e ainda diz que vai viver até os 111 anos, o que é comum em sua família. E reconhece: “Deus é muito generoso comigo”.

Evilazio não é apenas músculos e golpes. Hoje além de empresário, tem sido requisitados como consultor, palestrante, treinador e incentivador das Artes Marciais no Brasil, na Europa, no Oriente Médio e na Ásia. Encabeçando a Presidência da Federação Cearense de Pugilismo, é extremante respeitado na arte de suas gestões e continua a descobrir e formar atletas de altíssimo desempenho, formar um público mais presente e participativo nos campeonatos, incentivar parcerias lucrativas para atletas, empresários, público e curiosos e – especialmente – a trazer para mais perto dos jovens o mundo libertador, fortalecedor e transformador dos esportes. Sua recompensa: tirar jovens da contramão, mudar hábitos, proporcionar meios para se aprender um ofício e ter mais possibilidades de mobilidade social, aprender mais da vida e das pessoas, além de muito suor, medalhas e amizades – para si e para os que o cercam.

Por Márcio Correia

Todos os direitos reservados. © 2014
Desenvolvido por webgt | CMS erweb